O que Comer e Beber Antes, Durante e Após o Exercício Físico?

17:18

Olá amigas (os) hoje vou partilhar convosco um tema super interessante (pelo menos do meu ponto de vista, ahaha) e pertinente para quem quer perder peso: o que devemos comer e beber antes, durante e após o exercício físico de modo a maximizarmos a queima de gorduras pelos músculos e emagrecermos de forma saudável.

É muito comum as pessoas, por desconhecimento ou por vezes pensarem que emagrece, irem para o ginásio (ou outro local) sem comer ou o oposto comer muito, tendo como resultado o mal-estar físico. Tudo isto não é saudável e danifica o nosso organismo, então o que devemos comer e beber antes, durante e após o exercício físico de modo a perdermos peso sem danificar a nossa saúde?


Antes do Exercício Físico:

Alimentação: Deve ser feita até 1 h antes do treino, porque quando nos alimentados o sangue tende a estar mais concentrado na região do estomago devido ao processo de digestão. Tendo o sangue concentrado nesta região a performance dos músculos diminui (menor irrigação do sangue aos músculos) e consequentemente menor queima de gordura.

Devemos comer uma conjugação de açúcares lentos e rápidos assim como alimentos pobres em fibras e gorduras (De forma a evitar flatulência e indisposição gastrointestinal).

Exemplo do que devemos comer: um pão integral com um doce ou um snack de cereais integrais.

Bebidas: Pode ser ingerido qualquer tipo de líquidos, cerca de 400 a 600 ml, até 2h antes do exercício físico pelo mesmo motivo anteriormente citado. Quanto aos líquidos existem pessoas em que a ingestão de líquidos até 30 mn antes do exercício não afeta a sua performance no ginásio.

Durante o Exercício Físico:

Alimentação: Não devemos nos alimentar para treinos com duração até 1 h. Para treinos superiores e com grande esforço físico recomenda-se a ingestão de bebidas hidratantes as quais contêm cerca de 4 a 8% de hidratos de carbono para manter os níveis de glicose no sangue.

Bebidas: Para treinos até 1h devemos beber cerca de 150 a 300 ml de água por cada 15 a 20 mn de exercícios (cerca de 1l de água).

Após o Exercício Físico:

Muitas vezes quando saímos do ginásio, como fizemos um grande esforço físico, estamos com fome mas devemos ter especial atenção com a hidratação do nosso organismo.

Alimentação: Deve ter como objetivo fornecer energia suficiente para repor o glicogénio muscular e assegurar uma recuperação rápida. Deverá ingerir hidratos de carbono durante os 30 mn após o exercício físico.

Bebidas: O nosso músculo durante a atividade física produz ácido lácteo responsável pela fadiga muscular, então para termos uma boa recuperação muscular devemos beber Águas Básicas de forma a eliminarmos o excesso de acidez do nosso organismo. Devemos ingerir cerca de 450 a 675 ml de água.

Para atividades intensas e superiores a 1 hora podemos beber as chamadas bebidas de hidratação que contêm na sua composição hidratos de carbono e sais minerais. Por exemplo: aquarius, isostar, gatorade, powerate, etc.

De forma a facilitarmos a hidratação do organismo devemos tomar banho cerca de 30 a 60 mn (dependendo da atividade física) depois do exercício físico de forma a facilitar o arrefecimento corporal assim como retirar do corpo as roupas suadas e após o banho não vestir muita roupa. Quando fazemos o oposto suamos e consequentemente perdemos líquidos (precisamente o que não pretendemos).


Bisous e boa semana

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta