Descobrindo o café

17:54

Olá amigas/os hoje quero vos deixar aqui no blog umas informações sobre o café. O café é a bebida mais conhecida em todo o mundo. Aqui para nós é cada vez mais um ato social que todos conhecemos: “Vamos beber um café?”



O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quénia) e difundiu-se para o mundo através do Egipto e da Europa. Com são feitos bebidas, sobremesas e partos maravilhosas.
O café é considerado um estimulante pois contêm na sua constituição a cafeína  A cafeína estimula, dá mais energia e torna a pessoa mais alerta.

O café é uma bebida controversa entre os especialistas do assunto pois apresenta benefícios assim como malefícios. Os seus benefícios são:
  • O consumo moderado de café exerce efeito de prevenção de problemas tão diversos como o Parkinson, diabetes, os cálculos biliares, o cancro de cólon  Além disso melhora a atenção e, consequentemente, o desempenho escolar e a produtividade no trabalho.
  • O café contém vitamina B, lípidos, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeina.
  • O café tem propriedades antioxidantes, as quais combatem os radicais livres e melhoram o desempenho desportivo.
  • Melhora a taxa de oxigenação do sangue.
Quando se toma o café, é libertado para a corrente sanguínea hormonas do stress que causam:

·         Dilatação das pupilas que aumentam a acuidade visual.

·         Dilatação dos brônquios que aumentam a disponibilidade de oxigénio.

·         As fibras musculares ficam prontas para movimentos rápidos.

·         Aumento da frequência cardíaca e pressão arterial para fornecimento de combustível para os músculos.

·         Um constante estado de alerta por parte do organismo.

·         Entre outras tantas reacções.

Os malefícios são:

·         A cafeina pode aumentar a pressão arterial e o colesterol, a qual é mau para as pessoas que sofrem destes problemas.

·         A cafeína pode afetar a produção de ácido clorídrico no estômago, causando uma má digestão. Ela está associada com risco aumentado de úlceras, refluxo ácido, e síndrome de intestino irritável.

·         A cafeína pode ter um efeito prejudicial no corpo de equilíbrio cálcio-fósforo, que é associada com artrite reumatoide e osteoporose (ossos porosos).

·         A cafeína pode afetar a qualidade do seu sono. O facto de você ter construído uma alta tolerância a cafeína não significa que a qualidade do seu sono não fique comprometida. A cafeína pode também agravar os sintomas de insónias, ataques de pânico e ansiedade.

·         Se toma regularmente mais de 100 mg de cafeína (cerca de metade de um copo de café) por dia, provavelmente está viciado em cafeína e pode ter alguns sintomas de abstinência, como dores de cabeça, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração e rigidez muscular.

·         Beber café reduz o cálcio no organismo.

Amigos/as é como tudo na vida, é preciso ter equilíbrio.
Bisous

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta