Como ganhar massa muscular/tonificar o corpo

22:49

Ola amigos hoje quero partilhar convosco algumas dicas sobre como ganhar massa muscular/ tonificar o corpo. Atualmente muita gente quer perder peso mas existem outras tantas que o seu problema é o inverso: precisam de ganhar peso, não através do ganho de gordura mas sim através de ganho de músculos.


Assim como para perder peso é necessário ter uma dieta adequada e praticar exercício físico, para ganhar massa muscular e tonificar o corpo também é necessário adotar uma dieta e exercício físico adequados (um pouco diferente da dieta para perda de peso).
Quando se pretende tonificar o corpo deve-se apostar numa alimentação equilibrada e rica em proteínas e com baixa percentagem em gorduras. As proteínas têm um papel muito importante no nosso organismo uma vez que elas fazem parte da estrutura básica dos tecidos (músculos, tendões, unhas, pele, etc) e desempenham um papel fundamental nas funções metabólicas e reguladoras (assimilação de nutrientes, transporte de oxigénio e de gorduras no sangue), sendo por este motivo que se encontram intrinsecamente ligadas ao performance desportivo.

Os músculos são constituídos basicamente por proteínas, por isso o seu consumo é fundamental para que a sua formação e recuperação ocorra de forma adequada.
Para além de a proteína ter as vantagens de saciar mais depressa e por mais tempo do que os outros alimentos, ao ser digerida, pelo organismo humano, este exige o dobro de consumo de calorias e não retêm tanta água quando comparado com os hidratos de carbono. Isto leva a que a pessoa perca peso (através da perda de gordura corporal) e volume (através da eliminação dos líquidos retidos pelo organismo).

As proteínas podem ser encontradas em produtos animais tais como a carne (prefira as carnes vermelhas e aves), peixe, ovos (clara), leite e seus derivados e nos vários vegetais, tais como, cereais, grãos e sementes. Existem também, atualmente no mercado proteínas na forma de batidos que se pode consumir ao longo do dia.
Lista de alimentos ricos em proteínas e baixo índice de gorduras: Peito de Frango Grelhado, peru, amêndoas, caju, atum em água, queijo Cottage, iogurte light, sopa de lentilhas, clara de ovo, massa cozida, arroz Cozido, batata assada, peixes, bife grelhado, tofu, leite de soja, feijão cozido, quinoa, lentilhas, mariscos, brócolos e anchovas.

Mas ao praticar este tipo de dieta tem de se ter cuidado para não se cair em exagero e deixar de consumir outros tipos de alimentos, atenção todos os tipos de nutrientes são essenciais ao nosso organismo logo deve-se praticar uma alimentação equilibrada.
Em relação ao exercício físico é, neste caso, necessário principalmente recorrer aos exercícios de musculação para além dos exercícios de cardio. Para tal, o mais indicado será recorrer a um ginásio (para quem não tem conhecimento dos exercícios adequados a praticar e/ou equipamentos necessários) e pedir aconselhamento dos profissionais da área.

Espero ter-vos ajudado. Pratiquem uma alimentação saudável e exercício físico.
Bisous

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like me on Facebook

Follow my Insta